O Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Educação Física: Refletindo Sobre o Diálogo Entre Teoria e Prática
Por Francis Natally de Almeida Anacleto (Autor), Diego Luz Moura (Autor), Gustavo da Motta Silva (Autor), Adelmo da Costa (Autor), José Henrique dos Santos (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 13, n 1, 2017. 10 Páginas. Da página 78 a 88
Resumo
O objetivo desse ensaio é elucidar aspectos inerente à formação inicial de professores de Educação Física, tendo a disciplina Estágio Curricular Supervisionado como momento idiossincrático no processo formativo para o exercício profissional do magistério na Educação Básica. A discussão foi organizada em dois momentos: no primeiro uma breve explanação acerca da legislação vigente para o estágio supervisionado nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física no Brasil e no segundo aprofundando a discussão sobre o estágio supervisionado como um momento idiossincrático no processo de formação de professores de Educação Física. Em síntese, compreendemos que o sucesso da formação de professores de Educação Física para o efetivo exercício do magistério na Educação Básica depende da abreviação da lacuna existente entre as instituições de ensino superior e de ensino básico, quanto da disposição e capacidade de professores e escolas básica se envolverem na concepção e desenvolvimento de projetos colaborativos de formação que respondam às necessidades formativas dos professores, proporcionando experiências supervisionadas que lhes permitam articular os conhecimentos acadêmicos com a demandas da escola, e encontrar respostas para os problemas com que se deparam no cotidiano escolar.