O Estatuto de Defesa do Torcedor e a Questão da Violência: Uma Análise Sobre a Apreciação do Lazer a Partir dos Torcedores de Futebol
Por Silvio Ricardo da Silva (Autor), Marcos de Abreu Melo (Autor), Bruno Otávio de Lacerda Abrahão (Autor), Priscila Augusta Ferreira Campos (Autor), Thiago José Silva Santana (Autor), Luiz Gustavo Nicácio (Autor), Yuri Vitor Guimarães Vieira (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Analisamos a relação entre o torcedor e o Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT), especificamente, nos seus artigos que abordam a segurança. Avaliamos quantitativamente o texto do EDT que, direta ou indiretamente, referia-se à segurança, relacionando-o ao referencial teórico e analisamos 120 entrevistas respondidas por torcedores na pesquisa do Observatório do Torcedor em Belo Horizonte. Observamos que o EDT objetiva normatizar o esporte brasileiro, sobretudo em um dos principais problemas atuais do futebol: segurança. Concluímos que a violência é uma das maiores preocupações dos torcedores. Sendo assim o EDT prevê mecanismos para protegê-los nessa atividade de lazer.