O Estilo de Comunicação de Professores em Projetos Sociais Esportivos: Uma Intervenção Baseada em Filmagens
Por Mikael Almeida Corrêa (Autor), Maurício Pinto Marques (Autor), Simone dos Santos Paludo (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 7, n 1, 2017. Da página 1 a 19
Resumo
Promover o desenvolvimento positivo de jovens através do esporte é o objetivo central de muitos projetos sociais, que podem ser alvo de estudo da Psicologia, a fim de compreendermos como este processo pode ocorrer. O papel do treinador/educador e o ambiente construído em sua relação com os alunos é fundamental para a concretude deste Ideal. Uma abordagem positiva de comunicação por parte do educador, em detrimento a uma abordagem punitiva, pode ser correlacionada a diversos indicadores de desenvolvimento positivo. O objetivo deste estudo, de delineamento quase-experimental, é mensurar, através de filmagens, o padrão de comportamento verbal, pré e pós intervenção, de três professores de um projeto social esportivo na cidade de Rio Grande/RS, utilizando as categorias comportamentais do protocolo CBAS.Comparando-se as amostras de filmagens pré e pós intervenção, pode-se observar um aumento dos comportamentos positivos, especialmente da dimensão de Instrução.