Resumo

Introdução: A contextualização da Educação Física na educação escolar permitiu
sua inserção obrigatória na Educação Básica, incluindo o período noturno, com a
alteração do Art. 26, § 3º da Lei 9.394/96, Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB) em 1 de dezembro de 2003 por meio da Lei Nº 10.793.
Anteriormente, a LDB facultava o ensino da disciplina ao curso noturno, ficando a
critério da escola inserir a disciplina em sua estrutura curricular para as aulas à noite.
O ensino médio noturno è caracterizado por compor-se, principalmente, de alunos
trabalhadores, ter o maior índice de evasão escolar e apresentar desempenho escolar
crítico. A presente pesquisa teve o propósito: a) de investigar se a disciplina Educação
Física está sendo aplicada nas escolas de ensino médio noturno; b) de verificar o
conhecimento das instituições de ensino a respeito da mudança do art.26 §3° da Lei
9.394/96; e c) de saber quais as instalações e recursos didáticos que as escolas oferecem
para a oferta da disciplina. Material e Método: Foi estabelecida uma amostra
estratificada de 30% das escolas e aplicado um questionário semi-aberto em 35
estabelecimentos de ensino distribuídos nas seis zonas da cidade no inicio do ano
letivo de 2005. Resultados: Os resultados demonstraram que: 1) a maior parte das
escolas desconhece a mudança da Lei; 2) nenhuma escola aplica a disciplina Educação
Física no período noturno; 3) a maioria das instituições de ensino atribui o não
oferecimento da disciplina à Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino
que não envia professores às escolas, no entanto; 4) muitas escolas disponibilizam
de infra-estrutura e material didático básico para o oferecimento da disciplina.
Conclusão: O estudo revelou que, apesar da obrigatoriedade do ensino da Educação
Física já ter entrado em vigor a partir do ano letivo de 2004, nas escolas Estaduais de
Manaus a Lei Federal Nº 10.793/03 que alterou o § 3º do art. 26 da Lei Nº 9.394/96
não está sendo cumprida.Assim, torna-se impossível aos alunos do período noturno
usufruir uma Educação completa, que lhes proporcione o direito de serem cidadãos
mais conscientes e integrados à sociedade.

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