Resumo

O objetivo principal deste estudo é desenvolver interpretações e vinculações que fortaleçam os subsídios teóricos e práticos para a compreensão de mecanismos e processos que possam interessar ao estudo da postura corporal em Educação Física, os quais se justificam a formação do profissional desta área. Considerando a Educação Física como parte integrante de um processo pedagógico dinâmico e comprometida com as transformações que acontecem a todo momento à sua volta, buscamos ressaltar a importância da interdisciplinaridade e propor que ela seja desenvolvida entre os conteúdos básicos da estrutura curricular. Esses conteúdos passam por uma abordagem teórica através de revisão bibliográfica, análises e interpretações pertinentes ao estudo da postura corporal, considerando os contextos específicos de sua aplicação curricular. O conjunto dos conteúdos propostos e suas vinculações estão destacados neste trabalho e fornecem subsídios para a sua melhor compreensão. Discutem-se inicialmente as teorias evolutivas e os aspectos posturais. Passa-se, em seguida, à análise das adaptações morfofisiológicas do corpo e da postura, do crescimento e desenvolvimento e princípios biomecânicos da postura e do equilíbrio, finalizando-se com a avaliação postural. Espera-se que esse trabalho possa dar início a uma reflexão sobre o estudo da postura corporal em Educação Física voltada para as necessidades profissionais encontradas na sociedade de hoje, ao planejamento dos conteúdos e que suas vinculações possibilitem uma formação profissional mais contextualizada.

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