Resumo

Usando como estratégia o exercício da reflexão, esta pesquisa participativa e colaborativa objetivou compreender como um processo de formação continuada construído coletivamente - Programa de Formação Continuada dos Professores de Educação Física (PROFOR) - pode minimizar as inquietudes referentes à prática pedagógica dos docentes de Educação Física (EF) do estado de Roraima. Este Programa teve a duração de dezesseis meses e é fundamentado nos pressupostos das pesquisas participativas e na emergência das demandas do coletivo dos professores de EF das escolas da região que, junto ao pesquisador, o organizaram em três momentos distintos – Pré-Configuração da Realidade, Plano de Configuração e Reconfiguração da Realidade – quando participaram 23, 11 e 4 professores, respectivamente, além de gestores municipais da área da Educação. As informações que subsidiaram a pesquisa foram coletadas por meio de grupos focais, seminários, análise documental, entrevistas e diários de campo, que foram analisadas em conjunto e comparativamente. Entre os resultados do PROFOR, destacamos o aumento da capacidade de reflexão (generalizada, prática, prática-colaborativa e crítica), uma melhor compreensão das condicionantes sociais e políticas envolvidas na prática docente de EF, uma estratégia para a emergência da teoria a partir da prática pedagógica dos professores; o amadurecimento da capacidade crítica e investigativa, o aprendizado de estratégias alternativas de ensino em que os alunos tornam-se protagonistas de sua própria formação; a possibilidade de inferir que o discurso de mudança da prática pedagógica precede a real mudança; identificou-se a necessidade de maior aproximação entre os entes formadores e as redes de ensino para a promoção de políticas claras de desenvolvimento profissional dos docentes.

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