O Exercício Físico no Controle Glicêmico de Diabéticos Freqüentadores do Programa Pé-diabético no Hospital Regional de Taguatinga
Por Rafael André de Araújo (Autor), Adriana Cristina Barriviera Prada (Autor), Claudio Olavo de Almeida Córdova (Autor), Francisco José Andriotti Prada (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 17, n 2, 2009.
Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar o papel do exercício aeróbio no controle glicêmico em diabéticos freqüentadores do Programa Pé-Diabético no Hospital Regional de Taguatinga, DF. Trata-se de um programa referência Nacional e Internacional. A amostra de conveniência foi constituída por 30 diabéticos (tipo 2), sendo 20 mulheres e 10 homens (50 a 60 anos). A glicemia foi aferida por glicosímetro portátil (modelo Advantage, Brasil). As analises estatísticas foram realizadas por ANOVA Two Way para amostras independentes, com nível de significância p ? 0,05, e analisados no programa Microcal Origin, versão 8.0. Valores glicêmicos no pré-teste para homens (500 ± 180 mg/dL-1) e mulheres (467 ± 290 mg/dL-1) não diferiram estatisticamente entre grupos. Por outro lado, os resultados no pós-teste revelaram que os grupos reduziram significativamente (p ? 0,05) as médias glicêmicas comparados ao pré-teste. Conclui-se que o exercício aeróbio associado à alimentação saudável pode contribuir com o controle glicêmico de diabéticos.