O exercício pliométrico não proporciona post-activation performance enhancement (PAPE) em mulheres fisicamente ativas: Dados preliminares
Por Augusto Teixeira Leal (Autor), Joao Pedro Cruz Cerqueira (Autor), Yuri Macedo De Sousa De Jesus (Autor), Sabrina Correia De Oliveira (Autor), Victor Hugo De Freitas (Autor), Marcos Vinicius Casais Barreto (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Post-activation performance enhancement (PAPE), é uma melhora aguda no desempenho muscular voluntário como resultado de uma atividade condicionante (AC) anterior. Estudo prévio demonstrou PAPE por até 9 minutos após uma atividade condicionante utilizando exercícios pliométricos (AC pliométrica) em homens e mulheres fisicamente ativos. No entanto, estudos que demonstraram PAPE após uma AC pliométrica em mulheres não atletas são insipientes. Objetivo: Analisar a PAPE após uma AC pliométrica em mulheres fisicamente ativas. Materiais e métodos: participaram deste estudo 9 mulheres fisicamente ativas com idade de 28,89 ± 7,75 anos e massa corporal de 58,07 ± 4,15. As participantes visitaram o laboratório 2 vezes, com intervalo de 7 dias, no mesmo horário (8h e 10h). No primeiro dia, elas realizaram a familiarização, a qual consistiu de um aquecimento com 5 min de corrida/caminhada com esforço percebido ∼3 (Escala 0-10), seguido de 5 min de descanso, 3 saltos verticais com contramovimento (CMJ) submáximos, seguidos por 5 CMJ máximos e 3 × 5 rep com 1 min de descanso de CMJ, salto em tesoura e salto horizontal. Na segunda visita, as participantes realizaram a AC pliométrica com 2 × 5 repetições de CMJ, salto em tesoura e salto horizontal com 1 minuto de descanso entre as séries e exercícios. O teste CMJ foi realizado antes (pré) e 1, 5, 10, 15 e 20 minutos após a AC pliométrica. Resultados: a normalidade dos dados foi confirmada por meio do teste de Shapiro-Wilk e a esfericidade por meio do teste de Mauchly. A ANOVA de medidas repetidas não apontou efeito no tempo (p=0,58). Conclusão: Não foi possível observar PAPE após uma AC pliométrica em mulheres fisicamente ativas.