O Facebook Como Estratégia Pedagógica nas Aulas de Educação Física
Por A. G. Milani (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Resumo
Vive-se em uma sociedade dinâmica, onde diferentes recursos tecnológicos já fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Sendo assim, um dos desafios da instituição escolar na atualidade é inserir as TIC no processo educacional, possibilitando aos alunos o acesso e reflexão sobre seu o uso nos diferentes componentes curriculares, inclusive nas aulas de Educação Física. Entende-se ser necessário valorizar um ensino que considere e reflita sobre a utilização das TIC, para que os alunos possam integrar e interagir na sociedade atual. Deste modo o objetivo desse estudo foi analisar as impressões dos Estudantes do Ensino Médio sobre a utilização da rede social facebook nas aulas de Educação Física. O método utilizado apresenta caráter qualitativo descritivo, participaram desse este estudo duas turma de 1o ano do Ensino Médio de uma escola Estadual do Município de Rio Claro, no total foram entrevistados 30 alunos, sendo 15 alunos de cada uma das turmas. Os dados foram coletados por meio da observação e entrevista semiestruturada. Foi criado um grupo fechado no facebook para cada uma das turmas, no qual foram realizadas 10 postagens pela pesquisadora e duas postagens que foram solicitadas aos alunos. Em ambas as turmas a participação no grupo ocorreu poucas vezes. Os alunos da turma A demonstraram maior envolvimento que os da turma B, sendo essa uma característica própria da turma. Os alunos da turma B atribuíram ao desinteresse da turma B em estudar e aprender como uma justificativa para a baixa participação no grupo fechado criado. No entanto, os alunos de modo geral, consideraram relevante o uso do grupo do facebook, para auxiliar no processo educacional. Eles identificaram 6 possibilidades pedagógicas geradas com a utilização do grupo no facebook, sendo elas: Possibilita maior contato e interação entre os alunos e professor, e entre os próprios alunos; Possibilita uma maior facilidade e praticidade para verificar as informações; Possibilita a continuação das discussões realizadas em aula para fora da escola; Permite esclarecer dúvidas; Auxilia como lembrete das aulas e das atividades que devem ser realizadas; Possibilita maior atuação do aluno. Os alunos avaliaram positivamente a utilização do facebook como um recurso pedagógico, e afirmaram que gostariam que outros professores também os utilizassem. Verifica-se uma empolgação em relação ao uso das TIC no processo educacional por parte dos alunos, mas na realidade não houve todo esse envolvimento, sendo essa uma das dificuldades enfrentadas na realização do estudo. A outra dificuldade refere-se à infraestrutura inadequada da escola, que não possuía laboratório de informática. Conclui-se que o grupo organizado no facebook se mostrou como uma ferramenta pedagógica interessante para ser utilizado no processo educacional. A variedade de recursos que ele apresenta, além de garantir a privacidade de seus membros são facilidades de uso e presença no universo juvenil.