O Fator Emocional e o Professor de Educação Física no Início de Carreira: é Possível Que a Inteligência Emocional Seja Um Instrumento Favorável à Melhoria das Relações Humanas no Exercício Profissional?
Por Marcos D’ávila Madureira (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 5, n 3, 2006.
Resumo
O estudo investigou as habilidades componentes da inteligência emocional, definidas por Cooper e Sawaf (1997) e denominadas mapeamento do quociente emocional (EQ MAP) numa amostra de alunos do oitavo semestre do curso de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no período de agosto e setembro de 2006. As habilidades da inteligência emocional têm sido analisadas em especial no tocante às características de comportamento dos professores que podem assumir um papel favorável ou desfavorável na busca de um melhoramento das relações pessoais nos trabalhos de aula. Os resultados da pesquisa evidenciaram dimensões como: potencialidade, integridade, intencionalidade, perspectiva, vulnerabilidade, compaixão, intuição e expressão emocional que influenciam nas relações entre os professores de Educação Física em inicio de carreira e no seu local de trabalho.Palavras-chave: inteligência emocional – relações interpessoais no trabalho – aprendizagem emocional.