Resumo

O presente estudo analisa as percepções de gestores, professores, familiares e atletas escolares das categorias cadete e juvenil dos naipes feminino e masculino das equipes representativas de handebol do Instituto Federal do Piauí Campus Teresina Central, em relação às manifestações de bullying e posturas etnocêntricas no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de análise do discurso. Os resultados comprovaram a existência deste fenômeno e de posturas preconceituosas no universo do treinamento de handebol na escola, gerando situações de conflito, angústia, isolamento social e tristeza. A gestora, professora, familiar e atletas escolares se mostram impotentes frente aos casos de bullying antes, durante e depois do treinamento de handebol na escola. Alegam insegurança para lidar com esse problema de forma adequada. No entanto, apontaram algumas possíveis medidasde prevenção contra as agressões cometidas entre os estudantes no ambiente escolar. Conclui- se que a escola ainda não consegue desenvolver atividades educativas que envolvam todos os responsáveis pelo ensino (professores, gestores), funcionários da escola e estudantes, no sentidode evitar situações de bullying. 

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