Resumo

Esta dissertação de mestrado, que versa sobre a compreensão de corpo/corporeidade, teve por objetivo geral analisar o discurso sobre o entendimento do fenômeno corpo/corporeidade junto aos alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física. Para alcançar o objetivo estabelecido, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (a) identificar se há ainda uma concepção dualista de corpo/mente nos discursos dos alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física; (b) reconhecer pontos de convergência e/ou de divergência entre os discursos de alunos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física. Esta pesquisa qualitativa, de corte transversal e de cunho descritivo, foi realizada em campi universitários localizados na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, junto a duas licenciaturas em Educação Física. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista com questões abertas, que reuniu duas perguntas geradoras: 1a) O que é corpo para você?; e 2a) Como você exercita sua ação profissional junto ao aluno no desenvolvimento dos conteúdos aprendidos no Curso de Graduação? A Análise de Conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado foi a escolhida e a empregada para a construção dos resultados. A coleta dos dados foi realizada nos dias 01/11/2018 e 21/11/2018. Participaram da pesquisa 41 concluintes de cursos de Licenciatura em Educação Física. Deste total, temos 13 mulheres e 28 homens, com idades entre 19 e 39 anos. As respostas presentes nas entrevistas confirmaram uma visão de corpo voltada para a parte biológica, ignorando que somos seres corpóreos e que o corpo deve ser trabalhado como um todo, ao contrário de uma máquina. Tal asserção nos leva a confirmar a concepção dualista de corpo/mente, apresentada nos pontos de convergência e/ou de divergência estabelecidos pelos objetivos do estudo. Na primeira pergunta geradora da pesquisa foi apresentada uma unidade de significado, a qual teve uma convergência de quase 50% das respostas, mencionando o corpo como algo que poderia ser aperfeiçoado, “uma máquina” que precisa de ajuste para alcançar um padrão na sociedade. Em contrapartida, tivemos 31,70% dos participantes falando que o corpo/corporeidade pode ser visto como “movimentos” dos seres humanos. Já na segunda pergunta, tivemos uma surpresa ao ver que apenas 39,02% dos concluintes mencionaram a importância de planejar as aulas e fazer uma especialização. Mas, o que realmente nos chamou atenção foi ver que três participantes da pesquisa ainda não tinham passado pela experiência de atuação na docência. Em síntese, consideramos que descortinar a compreensão de corpo/corporeidade, oriunda de licenciandos concluintes em cursos da área, pode ser um passo para uma melhor formação inicial e, po

Citação: PAIVA, Weisiana Santana de Castro. O fenômeno corpo/corporeidade no discurso dos concluintes de cursos de licenciatura em Educação Física no Triângulo Mineiro. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.

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