Resumo

O estudo apresentado foi iniciado em 2000, no qual se propôs analisar como o fenômeno da corporeidade está sendo tratado na construção pedagógica do curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário Nilton Lins e dos sentidos de corpo em nossa realidade sócio-cultural de uma forma mais ampla. À medida que aprofundamos os conhecimentos e experiências na área da Educação Física, percebemos contradições, principalmente no que se refere à concepção de corpo, em que o estudo da corporeidade é o grande despertar na formação profissional em Educação Física e também de nossa sociedade, pois ela pode abrir caminhos para o (re) encontro do sujeito consigo mesmo, com outros sujeitos-corpos e com o corpo do mundo, tal como nos fala Merleau-Ponty. Consideramos de fundamental importância buscar, no capítulo I, o sentido de corpo no processo de construção histórica do mundo ocidental, como também, a produção epistemológica e os caminhos da corporeidade na Educação Física e suas diferentes concepções pedagógicas, cuja trajetória nos revela no capítulo II as vertentes na formação profissional em Educação Física nas quais vêm delineando os contornos dos diferentes aspectos da área de conhecimento, dentre eles, um novo olhar na formação profissional em Educação Física. Essas reflexões indicaram-nos que, apesar de suas particularidades, os autores estudados demonstraram uma razão aberta quanto às leituras possíveis de sentido de corpo na formação profissional em Educação Física, em que a totalidade do ser humano precisa ser vivenciada, apresentando, assim, uma concepção de corpo de forma prazerosa, considerando os desejos e a sensibilidade deste ser corpóreo. No capítulo III, concretizamos a análise da estrutura curricular e organizacional do Curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário Nilton Lins, optando pelo desenvolvimento do estudo de caso através de uma pesquisa bibliográfica e uma análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Curso, no qual foram levantadas questões que chegam a comprometer a formação profissional no referido curso. Assim sendo, apresentamos propostas que podem ser compreendidas como indicativos de caminhos a ser adotados na busca da melhor adequação do curso. E, finalmente, apresentamos as considerações finais que podem possibilitar novos horizontes do Curso de Graduação em Educação Física desta IES, ampliando suas ações pedagógicas, tendo em vista a (re)construção de conhecimentos sobre a corporeidade.

Acessar