Editora Supimpa. Brasil 2009. 197 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

A ciência é um fenômeno dinâmico, sujeito a interferências das características da sociedade a qual está inserida. Em tempo atrás acreditava-se que a Terra era plana, até Copérnico comprovar sua teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Esse é somente um exemplo da evolução científica, que é capaz de quebrar antigos paradigmas e instituir novos.

E como isso se aplica em uma área como as brincadeiras e jogos? Por ser intrinsecamente ligada à cultura, esses fenômenos são multidimensionais, ou seja, pode ser visto por diversos prismas científicos: ciências biológicas, da saúde, exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, engenharias, linguística, letras e artes. Todas elas nos dão valiosas contribuições para melhor compreender a importância do brincar na sociedade contemporânea.

Diante das transformações sociais ocorridas no Século XXI e pensando na importância do brincar na sociedade, surge o 1o Congresso Internacional de Brincadeiras e Jogos. O tema dessa edição, “O fenômeno do brincar: ciência e imaginação”, contempla a magnitude do brincar, o qual é fundamental para o desenvolvimento humano, em suas distintas fases da vida, nas mais diversas sociedades.

Neste congresso reunimos palestrantes e oficineiros que abordam o fenômeno do brincar nas mais diversas óticas: desde a neurociência até a tecnologia humana, com abordagens teóricas e práticas. O foco é compreender, nas mais diferentes manifestações, que o brincar é importante para o ser humano. Agradecemos imensamente aos nossos parceiros do evento: Colégio Magno (que abriu suas portar para sediar o congresso), KidsMove Consultoria, Associação Brasileira de Recreadores (ABRE) e Guia Escolas.

Neste documento reunimos textos bases das palestras eoficinas, assim como os resumos dos trabalhos que foram aprovados pela Comissão Científica do congresso.

Assim, convidamos a todos a refletir conosco e vislumbrar asmais distintas possibilidades que o brincar nos propicia!

Os organizadores