O Fenômeno da Idade Relativa em Atletas de Tênis Infantojuvenil e Profissional: Nível de Associação com o Ranking da Federação Sul-americana e Mundial
Por Evaldo José Ferreira Ribeiro Junior (Autor), Birgit Keller (Autor), Julimar Luiz Pereira (Autor), Ricardo Weigert Coelho (Autor), Marcelo da Silva Villas Bôas (Autor), Erick Grunevald (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 3, 2013. Da página 371 a 379
Resumo
A idade relativa refere-se à diferença cronológica de indivíduos nascidos no mesmo ano (BARNSLEY et. al. 1985). Pode influenciar o desenvolvimento, o aprendizado, os resultados e a permanência no esporte. Essa influência é conhecida como relative age effect (RAE) (GRONDIN el. al. 1984). O estudo objetivou verificar associação entre idade relativa e classificação no ranking infantojuvenil e profissional do tênis de campo. Foram analisados 924 atletas, de ambos os sexos. Para análise estatística, foi utilizada uma regressão linear simples e ANOVA multivariada com post hoc de Bomferroni a um nível de p<0,05 (SPSS 18.0). Houve associação apenas nas categorias masculinas: 14 anos de 22% (β=-0.478, p=0.003) e 18 anos de 72% (β=-0.269, p=0.00). Isso indica que, nos momentos críticos de maturação biológica, a idade relativa influenciou no desempenho do tenista. Em todas as categorias, foi observado maior número de tenistas mais velhos, indicando a existência de RAE no tênis.