O Fenômeno Lúdico nas Práticas Esportivas: o Papel do Profissional de Educação Física Que Atua Como Educador no Campo do Lazer
Por Agrio de Oliveira Chacon Filho (Autor), Tereza Luiza de França (Autor), Katia Brandão Cavalcanti (Autor).
Resumo
As intensas buscas no universo do conhecimento, sua socialização e conexões têm gerado novos caminhos e estimulado significativos estudos no campo da formação profissional. Neste, as questões que norteiam investigações acerca da formação do educador têm se configurado como “a bola da vez” no jogo socioeducativo-cultural, encontrando na Educação, na Educação Física e em áreas afins um fértil terreno para os desdobramentos necessários à construção de problemáticas centradas na busca do fluir de emoções, intenções, pensamentos, expectativas e inquietações. Este estudo tem por objetivo trazer reflexões acerca do trato do fenômeno lúdico em práticas esportivas de lazer, tendo a corporeidade como mediadora para contribuir com o processo de transformação e qualificação do educador, profissional de Educação Física, que atuam no domínio do lazer. Assim, apresentamos à luz da literatura, indicadores que se colocam como suporte para o enfretamento desse enorme desafio ao processo de formação desse profissional, tomando a autoformação como eixo norteador. Desta feita, colabora para se perceber no mundo contemporâneo, o papel do educador, passa a ser redefinido na direção do fluir lúdico, crítico de sua intervenção.