Resumo

As intensas buscas no universo do conhecimento, sua socialização e conexões têm gerado novos caminhos e estimulado significativos estudos no campo da formação profissional. Neste, as questões que norteiam investigações acerca da formação do educador têm se configurado como “a bola da vez” no jogo socioeducativo-cultural, encontrando na Educação, na Educação Física e em áreas afins um fértil terreno para os desdobramentos necessários à construção de problemáticas centradas na busca do fluir de emoções, intenções, pensamentos, expectativas e inquietações. Este estudo tem por objetivo trazer reflexões acerca do trato do fenômeno lúdico em práticas esportivas de lazer, tendo a corporeidade como mediadora para contribuir com o processo de transformação e qualificação do educador, profissional de Educação Física, que atuam no domínio do lazer. Assim, apresentamos à luz da literatura, indicadores que se colocam como suporte para o enfretamento desse enorme desafio ao processo de formação desse profissional, tomando a autoformação como eixo norteador. Desta feita, colabora para se perceber no mundo contemporâneo, o papel do educador, passa a ser redefinido na direção do fluir lúdico, crítico de sua intervenção.