O Financiamento da Infraestrutura Urbana de Esporte no Brasil Fontes, Magnitude e Direcionamento do Orçamento Federal de 2004 a 2019
Por Fernando Henrique Silva Carneiro (Autor), Eliane Elicker (Autor), Ywry Crystiano da Silva Magalhães (Autor), Claudia Catarino Pereira (Autor), Fernando Mascarenhas (Autor).
Resumo
O objetivo desta investigação científica foi analisar o financiamento e gasto do orçamento público federal com a infraestrutura urbana de esporte de 2004 a 2019. O estudo se caracteriza como uma pesquisa descritivo-exploratória, de cunho quanti-qualitativo, desenvolvida a partir de levantamento documental no Siga Brasil, tendo sido os dados analisados a partir dos indicadores “fontes de financiamento”, “magnitude” e “direção do gasto”. A maioria dos recursos para infraestrutura de esporte foi proveniente do Ministério do Esporte/Secretaria Especial do Esporte e de recursos ordinários advindos de emendas parlamentares. Ao longo do tempo oscilaram bastante os referidos gastos, tendo eles sofrido contingenciamentos. O direcionamento dos recursos se deu, principalmente, com grandes eventos esportivos e esteve concentrado na região Sudeste.