Resumo
Antes de tornar-se a modalidade esportiva mais praticada na atualidade, o futebol vivenciou um amplo e complexo processo de difusão espacial, partindo da Inglaterra vitoriana em direção às mais diversas regiões do planeta. Caracterizado como atividade da elite, chega ao Brasil nessa mesma condição, todavia experimenta no Rio Grande do Sul uma “apropriação” singular. Pontuando as diferenças de origem com o resto do país, o trabalho privilegia a especificidade que se traduziu historicamente como uma “construção de identidade nacional”, e que, no sul, chega também pelas mãos da elite, que, por sua vez, era composta por imigrantes teutos, ao mesmo tempo em que a modalidade é rapidamente absorvida por uma parcela da comunidade negra da cidade. Os resultados que emergiram, desvelaram a importância da etnia negra, que agregada à elite e ao grande contingente de imigrantes, inaugura um futebol em Porto Alegre com importantíssimo papel no processo de identificação ideológica, que transforma jogadores em representantes simbólicos de grupos sociais.Também concluiu-se existir, como produto histórico, uma relação nascente de identificação dos espectadores com os clubes nascendo portanto os torcedores. Neste universo, emergem Grêmio e Internacional, fato que será apropriado pelo sistema capitalista, tomando essa “paixão” e mercantilizando suas expressões. Para sua viabilidade, a pesquisa aponta para a necessidade de um amplo debate sobre uma adequação do futebol ao mundo dos negócios, ao mesmo tempo em que sugere, nesse contexto, o papel de vigilância do historiador para não legitimar mais tradições inventadas. Antes disso, deve provocar uma reflexão crítica desse esporte tão popular, escapando do subterfúgio, da crônica, possibilitando a ultrapassagem dos limites da narração.