Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora.
Por Márcio Mário Vieira (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 2, 2013.
Resumo
O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. Noventa voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24 horas após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR.