O Frevo na Educação Física Escolar: Experiências a Partir do Estágio Supervisionado
Por Rafaela Farias dos Santos (Autor), Dafne Raiane Gomes Silva (Autor), Lucas Betrão Batista (Autor), Jailton de Araújo dos Santos (Autor), Maihami Soares de Araújo (Autor), Vannina de Oliveira Assis (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O trato da Dança no âmbito escolar enfrenta problemáticas como preconceito, estereótipos, deficiência na formação docente, falta de sistematização do conteúdo, ficando restrita na maioria das vezes à festividades escolares, e como consequência há a negação desse conhecimento à formação dos alunos (MARQUES, 2010). Buscando superar essas problemáticas, sistematizamos o conteúdo Frevo, como uma proposta de intervenção para aulas de Educação Física no estágio supervisionado para o 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal na cidade de Arapiraca-Alagoas. O Frevo, manifestação característica da folia pernambucana, teve seu surgimento no fim do século XIX, tido como música, e sua dança chamada de Passo (AMORIM, 2008). O Frevo, possui passos de fácil aproximação de execução, e considerando sua historicidade e relevância cultural, faz-se necessário seu trato pedagógico na escola. Com isso, os aspectos que compõem o Frevo, como ritmo, improvisação, musicalidade, não devem ser negligenciados nas aulas de Educação Física. Desta forma, objetivamos relatar a experiência com o Frevo, reconhecendo as possibilidades e limites de seu trato pedagógico no contexto escolar, considerando seus aspectos históricos e culturais, e a prática dos passos básicos do Frevo, que buscou propiciar aos alunos o reconhecimento desta rica manifestação cultural.