O Furto do Lúdico na Vida Adulta
Por Cathia Alves (Autor), Nelson Carvalho Marcellino (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Resultado de uma pesquisa bibliográfica, este estudo tem por objetivo identificar
os principais motivos que afastam o ser humano de vida adulta, do componente
lúdico da cultura, entendendo o lúdico como componente de reconstrução
individual e social, com traços marcantes de alegria e liberdade, baseado no
prazer e na diversão, retrato da necessidade humana. A pesquisa desenvolveuse a partir de levantamento inicial, nos Sistemas de Bibliotecas UNIMEP e
UNICAMP, com as palavras chave: Lúdico, Lazer, Adulto, Animador sóciocultural e Educação Física. Algumas conclusões: o fato de que o adulto dedica
maior parte do seu tempo de vida para a esfera do trabalho, afastando-se do
seu tempo de lazer e diminuindo a amplitude de manifestação do lúdico, pelo
l a ze r s e r e spa ço pr iv i l eg i ado pa ra s u a mani fe s t a ç ão, na soc i edade
contemporânea; o lúdico é associado historicamente as crianças, e sua
manifestação são vista de forma preconceituosa entre os adultos; a ruptura do
lazer e trabalho, com a consolidação da industrialização, conduz a uma variação
no entendimento do lúdico, e a sociedade passa a valorizar somente uma das
esferas de atuação humana, a esfera do trabalho e o lúdico pelas suas
características, passa a ser visto como algo inútil para a faixa etária adulta; a
distância do adulto da sua própria infância e a falta de consideração do mesmo
com as crianças, desvalorizando a cultura infantil; alguns autores, materializando
o lúdico no brinquedo, diferenciam o seu significado para adultos e
crianças, colocando que para os adultos ele significa afastamento dos problemas
reais e fuga para o prazer não encontrado nas atividades "produtivas", marcadas
pela rotina geralmente monótona, repetitiva e fragmentada, e pelas relações de
dominação que via de regra caracterizam o trabalho, enquanto para a criança,
ocorre ao contrário: o domínio dos conflitos encontrados no mundo real,
acabam sendo resolvidos no mundo do brinquedo, do lúdico. O profissional
de educação física como animador sociocultural poderá contribuir na luta para
mudança desse quadro do furto do lúdico da vida adulta, se fizer parte dos
esforços para a recuperação, conhecendo o significado do lúdico para o adulto,
e atuando como mediador entre a cultura como patrimônio da humanidade e
a ação dos adultos, na sua esfera de atuação profissional, buscando a superação
dos níveis de lazer conformistas, para críticos e criativos.