Resumo

Analisa a função da memória social da Copa de70, suas edições e esquecimentos na realimentação e re-forço da tradição no presente em busca da identidade naci-onal. Relativiza a atual imagem dominante na memóriacoletiva que consagra a marca identitária do “futebol-arte”como responsável pela conquista do tricampeonato mun-dial. A análise empreendida rememora o papel da Educa-ção Física, esquecidos no presente, em entrevista com umdos protagonistas do evento, Lamartine Pereira DaCosta,sobre o pioneiro projeto de preparação física da Seleção de70.Palavras-chave: Memória, futebol-arte, Lamartine PereiraDa Costa.* Doutor em Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFísica da Universidade Gama Filho (PPGEF/UGF) e do Departamento de Ginásticado Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).** Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UniversidadeGama Filho (PPGEF/UGF).***Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UniversidadeGama Filho PGEF/UGF).1 A relação entre memória e identidade é aqui entendida como um discurso históricoconscientemente elaborado de diferenciação em relação ao “outro”. Para maioraprofundamento sobre esse processo, consultar DaMatta e Vogel (1982), Nora(1984), Pollack (1989), Hobsbawm (1990) e Silva (2002).A memória possui um papel fundamental no processo de cons-trução da identidade nacional, quando cumpre a função de conectaras diferentes gerações através das lembranças de glórias ou tragé-dias.1 O futebol, como uma das instituições identitárias, é lido ro-manticamente como fenômeno cultural popular que também re-presenta as imagens socialmente partilhadas da nação, a saber: oBrasil é imenso, rico, generoso e tropical, fruto da miscigenaçãopacífica das diferentes etnias, que produziu um povo criativo, geniale artístico. Nessa construção, samba e futebol, dentre outrasexpressões, são destacados como tradução do que é autenticamentebrasileiro. Entender esse processo de construção da identidade

 

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