O futebol como disciplina escolar e sua influência no aprendizado da criança e do adolescente
Por WF Ramos (Autor), F Cardoso (Autor), IT Costa (Autor).
Resumo
O futebol pode ser utilizado como ferramenta didática para melhorar o desempenho escolar, entretanto, a avaliação deste impacto ainda carece ser compreendido.
Objetivo: Analisar as diferenças no desempenho acadêmicos de alunos praticantes e não praticantes de futebol de campo.
Metodologia: Foram avaliados 90 alunos do sexo masculino que cursavam o 9º ano em quatro escolas públicas do estado de Minas Gerais. Dos alunos, 40 participavam das aulas de Futebol de Campo e 50 não participavam de nenhuma atividade no contraturno escolar. O estudo foi composto por duas fases, na primeira os alunos preenchiam um questionário semi-estruturado e com respostas de multipla escolha com informações sobre 1) condição socio-econômica, 2) Nível de interesse pelas aulas (bloco padrão dividido em: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências), 3) Nível de interesse pelas aulas de Educação Física, 4) Tempo dedicado aos estudos e, 5) Nivel de assiduidade. Na segunda fase do estudo, foram comparadas as notas (médias) dos alunos nas disciplinas do bloco padrão após um semestre de participação nas aulas de futebol. Utilizouse estatística descritiva e os testes de Kolmogorov-Smirnov e teste t independente.
Resultados: Os resultados apontam para diferenças significativas entre os alunos que participam de aulas de Futebol no contraturno da escola apresentando valores superiores em diversas variáveis. Destacando-se no interesse pelas disciplinas de português, matemática, geografia, ciências e educação física, assim como as notas nas disicplinas de portugês, matemática, história e educação física. Destaca-se também que os alunos que participam de aulas de Futebol no contraturno escolar apresental mais assiduidade e maior tempo médio dedicado aos estudos.
Conclusão: Praticantes de futebol no contraturno escolar, apresentam vantagens acadêmicas em relação aos não praticantes.