O futebol como fenômeno sociocultural e identitário na pós-modernidade
Por Fernando Rossetto Gallego Campos (Autor).
Resumo
Partindo do pressuposto de que o futebol transcende sua dimensão esportiva, o objetivo deste artigo é contribuir para a discussão do futebol como elemento sociocultural e identitário na pós-modernidade. A pós-modernidade refere-se, neste estudo, tanto ao atual período do desenvolvimento do futebol, caracterizado pela globalização, mercantilização e construção de de novas identidades; e também como um período de rompimento com a modernidade, caracterizado pelo paradigma da socialidade, tribalização e sentimento trágico-dionisíaco. Esta pesquisa exploratória se organiza em duas seções. Na primeira, o futebol é discutido como elemento sociocultural, abordando sua relação com a vida cotidiana, construção de um universo simbólico próprio e celebração do estar-junto. Na segunda seção, são discutidas estruturações identitárias futebolísticas, abordando: tribalização no futebol, tipos de torcedores e escalas de identidade, enfatizando o global e o local e suas articulações. Conclui-se que o futebol, tanto profissional quanto amador, é um elemento fundamental da cultura nacional, global e local, produzindo dinâmicas socioespaciais e estruturações identitárias em diferentes escalas.
Referências
AGOSTINO, Gilberto. Vencer ou morrer: futebol, geopolítica e identidade nacional. Rio de Janeiro: Faperj/Mauad, 2002.
AIDAR, Antônio Carlos Kfouri; LEONCINI, Marvio Pereira. Evolução do futebol e do futebol como negócio. In: AIDAR, Antônio Carlos Kfouri; LEONCINI,
Marvio Pereira; OLIVEIRA, João José (Orgs.). A nova gestão do futebol. Rio de
Janeiro: FGV, 2002
ALABARCES, Pablo. Introducción. In: ALABARCES, Pablo (Org.). Peligro de gol: estudios sobre deporte y sociedade em América Latina. Buenos Aires:CLACSO, 2000.
ANDREFF, Wladimir. Derechos televisivos desiguales y desequilibrio competitivo en
Europa. In: Vanguardia dossier: el poder del fútbol. Barcelona: Vanguardia Ediciones,
jul.-set., 2006.
ANTUNES, Fátima Martin Rodrigues Ferreira. “Com brasileiro não há quem possa”: futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. São Paulo: Editora UNESP, 2004
AUTOR. Futebol e festejos no espaço de representação do futebol amador amazonense. Geotextos. V. 6, n. 1, 2018.
AUTOR. Geopolítica e futebol: identidade, nacionalismo e comunitarismo na Copa do Mundo 2018. Geosul. v. 38, n. 86, 2023a.
AUTOR. Identidade, futebol e territorialidades: uma análise a partir da Copa do Mundo 2018. GeoTextos, 18(2), 2022.
AUTOR. Influência e metropolização futebolísticas na Região Metropolitana de Chapecó. Acta Geográfica. v. 17, n. 43, 2023b.
AUTOR. O conceito de espaço de representação do futebol como possibilidade para a apreensão do futebol profissional e amador como fenômenos da espacialidade. Boletim de Geografia (Online). v. 38, n. 2, 2018.
BONIFACE, Pascal. El fútbol, fenómeno global por excelencia. Vanguardia dossier: el poder del fútbol. Barcelona: Vanguardia Ediciones, jul.-set., 2006.
DAMATTA, Roberto. A bola corre mais que os homens: duas copas, treze crônicas e três ensaios sobre futebol. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Ed., Anpocs, 2007.
DAMO, Arlei Sander. O espetáculo das identidades e alteridades: as lutas pelo
reconhecimento no espectro do clubismo brasileiro. In: CAMPOS, Flávio de;
ALFONSI, Daniela (Org.). Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo:
Leya, 2014. p. 22-55.
DRUMOND, Maurício. Nações em jogo: esporte propaganda política em Vargas e Perón. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador – volume 1: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993a.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador – volume 2: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993b.
FIFA. Fifa World Cup Qatar in numbers. Disponível em: <https://publications.fifa.com/en/annual-report-2022/tournaments-and-events/fifa-world-cup-quatar-2022/fifa-world-cup-qatar-2022-in-numbers/>. Acesso em 21 maio 2025.
FIFA. FIFA Women’s World Cup Australia & New Zealand 2023 - Global Engagement & Audience Report (Executive summary). Disponível em: <https://inside.fifa.com/tournament-organisation/audience-reports/australia-new-zealand-2023>. Acesso em 21 maio 2025.
FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FRANCO JUNIOR, Hilário. Dando tratos à bola: ensaios sobre futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
GIL, G. J. “Te sigo a todas partes”. Pasión y aguante en una hinchada de fútbol de un club del interior. Intersecciones en Antropología, Buenos Aires, N. 7, 2006.
GIULIANOTTI, R. Fanáticos, seguidores, fãs e flanares: uma taxonomia de identidades de torcedor no futebol. Recorde: Revista de História do Esporte, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, jun. 2012.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
GUEDES, Simoni Lahud; DA SILVA, Edilson Márcio Almeida. O segundo sequestro do verde e amarelo: futebol, política e símbolos nacionais. Cuadernos de Aletheia. n. 3, p. 73-89, 2019.
GUEDES, Simoni Lahud. A dádiva e os diálogos identitários através das copas
do mundo no Brasil. In: CAMPOS, Flávio de; ALFONSI, Daniela (Org.). Futebol
objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014. p. 56-69.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
HELAL, Ronaldo; GORDON JR., Cesar. Sociologia, história e romance na construção da identidade nacional através do futebol. In: HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LUVISOLO, Hugo (Orgs.). A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.
HUDDELSTON, William. Kicking off: violence, honour, identity and masculinity in Argentinian football chants. International Review for the Sociology of Sport. V. 51, n. 1, p. 34-53, 2022.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo:
Perspectiva, 2007.
KENNEDY, Peter; KENNEDY, David. Football supporters and the commercialisation of football: comparative responses across Europe. Soccer & Society, v.13, n. 3, p. 327-340, 2012.
LEFEBVRE, Henri. Critique of everyday life – volume 1: introduction. London: Verso, 2008.
LEFEBVRE, Henri. La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México: FCE, 2006.
LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. Madri: Capitán Swing, 2013.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2005.
MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.
MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MASCARENHAS, Fernando. Indústria do futebol e acumulação capitalista: um debate a partir da economia política da Premier League. Movimento, v. 30, 2024.
MASCARENHAS, Gilmar; BIENENSTEIN, Glauco; SÁNCHEZ, Fernanda. O jogo continua: megaeventos esportivos e cidades. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
NEGREIROS, Plínio José Labriola de Campos. Futebol nos anos 1930 e 1940:
construindo a identidade nacional. História: questões & debates, Curitiba: Ed. da
UFPR, ano 20, n. 39, 121-151, jul./dez. 2003.
POLI, Raffaele. Identidades nacionales y globalización. In: Vanguardia dossier: el poder del fútbol. Barcelona: Vanguardia Ediciones, jul.-set., 2006.
PRONI, Marcelo Weishaupt; ZAIA, Felipe Henrique. Gestão empresarial do futebol
num mundo globalizado. In: RIBEIRO, Luiz. Futebol e globalização. Jundiaí:
Fontoura, 2007.
SEBRELI, Juan José. La era del fútbol. Buenos Aires: Debolsillo, 2005.
SOARES, Antonio Jorge. Identidade nacional e racismo no futebol brasileiro. In: PRONI, Marcelo Weishaupt; LUCENA, Ricardo de Figueiredo (Orgs.). Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.
TAMBURRINI, Claudio M. ¿La mano de Dios?: una visión distinta del deporte. Buenos Aires: Continente, 2001.
TOLEDO, Luiz Henrique de. Lógicas no futebol. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 2002.