O futebol de mulheres nos meios de comunicação: uma revisão sistemática da literatura
Por Ana Gabriela Alves Medeiros (Autor).
Em III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar
Resumo
O presente estudo configura-se como um subprojeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (Campus XII), e tem por objetivo mapear e analisar as produções científicas que abordam o futebol de mulheres nos meios de comunicação. Especificamente, busca-se analisar as narrativas recorrentes na produção científica brasileira acerca do futebol de mulheres nos meios de comunicação; e verificar autores/as e grupos de pesquisa que estudam o futebol de mulheres no contexto midiático. Ancorada na revisão sistemática da literatura, utilizaremos uma base de dados eletrônica – Portal de Periódicos da CAPES – para a seleção dos trabalhos que comporão o nosso corpus de análise. Para tanto, buscaremos os termos: “futebol feminino”, “futebol de mulheres”, “meios de comunicação” e “mídia” na ferramenta de busca do próprio portal. Para seleção criteriosa dos artigos seguiremos as diretrizes do fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Assim, os artigos elegíveis serão determinados através de uma triagem observando elementos como título, resumo, palavras-chave, coerência do estudo, qualidade metodológica, resultados alcançados etc. Os critérios de inclusão envolvem o idioma (português), adequação à temática (futebol de mulheres nos meios de comunicação) e disponibilidade do trabalho completo. Por fim, os trabalhos incluídos nesta pesquisa serão analisados e interpretados criticamente, em diálogo com as referências teóricas, identificando os aspectos relevantes e recorrentes dos estudos, bem como as informações latentes. Espera-se com este estudo identificar as principais referências e concepções teóricas, os métodos de pesquisa utilizados e os principais meios de comunicação analisados; caracterizar a autoria de produções científicas sobre o tema e as lacunas na produção do conhecimento sobre o futebol de mulheres nos meios de comunicação. Assim, os resultados poderão nortear novas pesquisas na área.