Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o currículo destinado ao processo de formação de futebolistas, na etapa de especialização esportiva, de uma instituição responsável pela formação de futebolistas de alto rendimento, e, como objetivos específicos: averiguar a influência dos aspectos históricos, culturais e sociais na concepção, planejamento, organização e realização do currículo presente da instituição investigada; analisar a relação entre o currículo estabelecido pelo clube e a intervenção dos profissionais responsáveis pelo processo de formação de futebolistas de alto rendimento; e verificar as concepções sobre a origem da capacidade do futebolista atuar em alto rendimento e como estas influenciam os processos de seleção, ensino, aprendizagem e treinamento ao longo do processo de formação de futebolistas de alto rendimento. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica intencional, com o objetivo de promover o entendimento acerca dos aspectos gerais relacionados à formação de futebolistas e ao conceito de currículo, bem como a aproximação da literatura referente à sistematização e organização do processo de formação de futebolista. A pesquisa bibliográfica subsidiou a discussão dos resultados obtidos nas etapas da pesquisa de campo. Esta foi realizada na Ferroviária Futebol S. A., instituição localizada na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo/Brasil. Para o cumprimento dos objetivos propostos foi realizada a coleta dos dados em quatro etapas distintas, com suas respectivas técnicas de pesquisa, sendo elas: a pesquisa documental (site, estatuto e currículo); a observação direta extensiva (questionário); a observação direta intensiva (entrevistas semiestruturadas); e a observação participante (sistemática e assistemática). O material coletado foi analisado mediante o emprego da Análise de Conteúdo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta e análise dos dados possibilitaram resultados do tipo quali-quantitativo. Pelo seu caráter interpretativo, a investigação assumiu características de uma pesquisa de natureza qualitativa, que, pela abordagem naturalística de uma instituição específica, em um período delimitado, também se circunscreve como um estudo de caso. Os resultados foram organizados e apresentados a partir dos objetivos específicos delineados e discutidos à luz da literatura, os quais permitiram compreender como ocorre a influência dos aspectos históricos, culturais e sociais no currículo, e como estes se manifestam e compõem a complexa construção promovida por seus integrantes, que serve como parâmetro para a eleição dos valores que sustentam a intervenção da instituição no que tange à formação de futebolistas de alto rendimento. Além disso, constatou-se que, para a superação da concepção inatista acerca da origem da capacidade do futebolista atuar em alto rendimento, faz-se necessário um "esforço institucional", no sentido de uma transformação paradigmática. No que se refere à análise da relação entre o currículo estabelecido pela instituição e a intervenção dos profissionais responsáveis pelo processo de formação de futebolistas de alto rendimento, cabe destacar a natureza complexa que se estabelece entre as diferentes dimensões que compõem o rendimento esportivo, como a estratégica, tática, técnica e física, que se manifestam nos aspectos emocionais e cognitivos (dimensão psicológica). Esta, por sua vez, se constitui nos aspectos sociais e culturais nos quais a instituição e os seus futebolistas estão inseridos, e que são construídos historicamente. E, para os distanciamentos observados entre os conteúdos apresentados no currículo e as prioridades atribuídas e observadas na intervenção dos profissionais da instituição, sugere-se como alternativa para a adequação dos conteúdos ministrados frente ao proposto pelo currículo a adoção, pela instituição, de práticas de monitoramento e controle dos conteúdos ministrados durante o processo de formação dos futebolistas de alto rendimento. Por fim, foram apresentados encaminhamentos e as implicações práticas da pesquisa para as instituições que desejam construir os currículos destinados à formação de futebolistas de alto rendimento