Resumo

O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é O futebol em contextos locais e regionais. A escolha desse tema foi motivada pelo reconhecimento de que, embora a questão da nação ocupe o lugar central na tradição de estudos sobre o futebol que se constituiu em nosso país nas últimas décadas, temos visto mais recentemente o surgimento de uma boa quantidade de pesquisas dedicadas a problemas e objetos que escapam a essa perspectiva nacional. O objetivo da proposta, portanto, era apresentar um pouco dessa produção, revelando configurações da cultura esportiva que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas do futebol brasileiro.

Nos trabalhos recebidos e aprovados para publicação, essa expectativa se cumpriu, em alguns casos de forma inesperada, por meio de estudos que abordam o fenômeno esportivo a partir de suas particularidades, suas margens e seus desvios, evidenciando como vem se ampliando, progressivamente, a percepção das relações que o esporte estabelece com a cultura e a sociedade.

Alguns trabalhos respondem de maneira mais direta à proposta temática, dedicando-se ao estudo de manifestações locais e regionais do futebol, com destaque para o contexto mineiro e atenção tanto para as especificidades dessas manifestações quanto para suas relações com o desenvolvimento do fenômeno esportivo em nível nacional e global. 

Acessar