Resumo

Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações entre futebol,política e sociedade no Brasil, considerado por todo o mundo como o “país dofutebol”.
A intenção, aqui, é ver o futebol como um dos mais importantes veículos pelos quais os brasileiros se expressam e superam suas diferenças regionais e sociais. A necessidade dessaabordagem é urgente, na medida em que esse esporte de massa -- embora mobilize todo o país, praticamente o ano inteiro, há décadas -- sempre foi tratado como tema menor pela elite acadêmica do Brasil.
O auge das relações entre futebol e política -- e, igualmente, o auge dopreconceito da intelectualidade nacional em relação ao futebol -- se deu na Copa de 1970, razão pela qual esse foi o evento escolhido para este estudo.
Considerada pelo pensamento de esquerda como a prova de que o futebol serve como meio de manipulação das massas, a Copa de 1970 é também a realização de um certo ideal nacional -- que, claro, servia aos interesses da ditadura militar, mas, ao mesmo tempo, e talvez em primeiro lugar, tornou -se o ambiente de uma autêntica manifestação de regozijo pela superioridade do país em algo tão caro aos brasileiros. Essa manifestação pode ter servido ainda para extravasar sentimentos represados pelo sistema repressivo instalado no país, e as grandes comemorações pelas vitórias brasileiras em muitos momentos, podem ter sido também oportunidade s para a reocupação dos espaços públicos, seqüestrados pela ditadura.
Este trabalho se utilizou basicamente de veículos de imprensa da época para tentar reconstituir o clima de então. Embora sob censura, os jornais registraram em cores vivas todo o ambiente de crise, tensão, júbilo e manipulação criado em torno da Copa de 1970 e do projeto da ditadura de transformar o Brasil em uma potência.

Arquivo