Resumo
O jornalismo esportivo é uma das especialidades jornalísticas mais importantes e procuradas desta atividade. Podemos constatar isso através dos próprios meios de comunicação, já que o esporte tem ocupado, mundialmente, uma posição de destaque com enormes espaços destinados a este segmento principalmente com o futebol. Este estudo se insere no debate da produção midiática contemporânea e as relações entre jornalismo e entretenimento. Mais especificamente, faz uma análise crítica ao jornalismo esportivo contemporâneo praticado nos meios eletrônicos. Investiga a condição do profissional que atua nesta área e como ele se comporta no meio da indústria do esporte. Para isso, procuramos mostrar a evolução do futebol no Brasil, como este faz parte da cultura do povo deste país e a importância da mídia neste papel. Traçamos também a evolução do jornalismo esportivo desde a chegada do futebol no Brasil, passando pelo rádio, chegando à televisão e demonstrando o quanto a mídia é responsável pela transformação do futebol como mercadoria de consumo. O estudo considera o jornalismo esportivo um produto da Indústria cultural e da sociedade do espetáculo, essa idéia é reforçada pela constante fusão da notícia com a publicidade e merchandising. Jornalistas transformam-se em artistas para fins de audiência e consumo, utilizando artifícios e rituais característicos da produção de espetáculos. Quanto ao referencial teórico, o trabalho se apóia na crítica de Theodor Adorno e Max Horkheimer a indústria cultural, e nos pressupostos de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo.