Resumo

Além de seu caráter histórico e social, o futebol possui uma inegável força enquanto prática simbolicamente aberta ao poético, em vários níveis, entre os quais a complexa aprendizagem que o jogo permite, ou a intrínseca produção de inesperado que uma partida pode guardar. No entanto, num mundo em que o capitalismo se assenhoreia de tudo, maneja as regras e dimensiona os reais, como este jogo, prática tão rentável e cada vez mais parecida com o turismo, pode estabelecer-se como uma poética da contradição?

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad.: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados. Entrevista a Juvenal Savian Filho e Laís Modelli. Cult - revista brasileira de cultura, nº 209, fevereiro de 2016, p. 8-17.

 

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

PESSOA, Fernando. Poesia completa de Álvaro de Campos. Edição Teresa Rita Lopes. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PINTO DE SOUZA, Ricardo. O belo jogo. In: MENEZES, Raquel; MIRANDA, Fernando (org.). Pequena morte – futebol-arte. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2010, p. 66-70.

RODRIGUES, Nelson. Os guizos radiantes de Garrincha. In: ______. A pátria em chuteiras – novas crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 96-97.

ŽIŽEK, Slavoj. O absoluto frágil ou Por que vale a pena lutar pelo legado cristão? Trad.: Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2015.

 

Acessar