Resumo
A presente dissertação tem como problema de estudo a ausência do futsal nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física, no Distrito Federal. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo envolvendo três categorias de sujeitos vinculados à prática do futsal nesta unidade federada: i) diretores e coordenadores de cursos de graduação em Educação Física; ii) estudantes de graduação em Educação Física; e iii) professores e técnicos atuantes na modalidade futsal. Com o primeiro segmento foram realizadas entrevistas, no intuito de identificar as razões atribuídas à ausência do futsal no currículo, enquanto que às duas outras categorias foram aplicados questionários específicos, visando à identificação dos interesses e motivos que justificariam a sua inclusão, bem como das implicações que essa lacuna na formação acadêmica estaria acarretando à atuação do professor de educação física. Os resultados evidenciaram que, apesar de o futsal estar entre as modalidades esportivas mais difundidas, tanto no âmbito nacional, como no Distrito Federal, de constituir conteúdo de interesse entre os estudantes e lacuna na formação dos profissionais em exercício, sua inclusão nos currículos dos cursos de graduação em Educação Física encontra restrições, sobretudo, de natureza histórica e econômica.