O Futuro Imediato do Filme Distópico Rollerball: Temas Geradores Para Estimular a Imaginação Sociológica nos Estudos de Ciências da Educação Física e Esportes
Por José-ignacio Barbero-gonzález (Autor), Hugo Rodríguez-campazas (Autor).
Resumo
O cinema é um poderoso dispositivo de pedagogia pública cujo potencial é ignorado pelo sistema educativo. Neste contexto, este artigo apresenta como um filme sobre esportes (Rollerball) pode servir para estimular o exercício da imaginação sociológica nos estudos de Educação Física e Esportes. Para isso, centramo-nos num reduzido número de conceitos/imagens seleccionados pela sua capacidade para gerar uma praxis pedagógica dialógica em torno de um pequeno grupo de assuntos significativos relativos à cultura, à ideología, à pedagogía e ao esporte. A nossa premissa tácita é que os textos não tradicionais são uma ferramenta muito útil para ensinar teoria social a uma “audiência” que se apresenta muito mais predisposta à prática da atividadde física que à prática teórica.