O Gênero no Futebol nas Aulas de Educação Física: Um Relato de Experiência
Por Joyce Mariana Alves Barros (Autor), Dianne Cristina Souza de Sena (Autor), Marcio Romeu Ribas de Oliveira (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho desdobrou-se a partirdas discussõesdo projeto “Mídia-Educação Física em tempos de Megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais” desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) na Escola Municipal Prof.º Ulisses de Góis. A temática central que já vinha sendo sistematizada na unidade didática foi o futebol que ao deparar-se com as discussões midiáticas utilizou da dinamicidade da Copa do Mundo 2014nas aulas de Educação Física. A partir das discussõesdelineou-seo gênero como frente de discussão numa turma do 9º ano do ensino fundamental II. Para sistematiza-las utilizamos as contribuições da mídia-educação para direcionara prática. Neste contexto,o futebol contribuiu para o fortalecimento do discurso crítico em relação à mídiaatravésdo esporte