O Global e o Local no Perfil da Audiência das Tvs Por Assinatura Especializadas em Esporte no Brasil
Por Ary José Rocco Junior (Autor), Flávio Pajanian (Autor), Fábio Soares César (Autor), Juarez Alves das Neves Jr. (Autor).
Em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
O mercado de TV por assinatura, no segmento esporte, cresce a cada ano. Vários grandes grupos de mídia internacionais já enxergaram no mercado brasileiro do setor possibilidades de investimento. Ao contrário do que ocorre na América Latina, a emissora líder no sistema de TV paga no setor esporte no Brasil é um canal vinculado a um grupo nacional. Competindo com players pertencentes a grandes conglomerados globais de mídia, o SporTV, nacional, permanece líder. O objetivo deste artigo é investigar os motivos pelos quais, em um mercado altamente disputado, o canal brasileiro mantém a liderança. Foram entrevistadas 264 pessoas, na cidade de São Paulo, em setembro/2015. Como resultado principal foi possível perceber que, público com aspirações globais, programação das principais competições mundiais. Audiência preocupada com questões locais, disputas regionais ou nacionais.