Integra

O que é o Grupo de Trabalho de Políticas Públicas?

O Grupo de Trabalho de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (GTPP-SBAFS) foi criado em setembro de 2018 pela diretoria da SBAFS e tem como missão congregar associados da SBAFS no sentido de apoiar a diretoria no planejamento e execução de ações para:

Posicionar a SBAFS como um dos atores estratégicos em discussões e no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a atividade física no Brasil;
Articular com outros atores em prol de políticas públicas que promovam a atividade física no Brasil;
Estimular a discussão, sistematização e divulgação de conhecimentos e práticas em políticas públicas para a promoção da atividade física.

Quem compõe o GTPP 2018-19?

O GTPP é co-coordenado por Douglas Roque Andrade e Leandro Martin Totaro Garcia e tem como membro atualmente Ana Lúcia A. Rodrigues Maretti. Ainda, tem como ponto focal com a Diretoria da SBAFS o seu Diretor Científico, Paulo Henrique de Araújo Guerra.

O que pretende o GTPP para 2019?

O principal objetivo do GTPP será realizar atividades que contribuam para a articulação e construção coletiva de um cenário favorável e insumos para que o Brasil produza um Guia Nacional de Atividade Física, liderado pelo Ministério da Saúde com a participação ampla de outros ministérios, sociedades científicas e de classes profissionais, grupos de pesquisa de áreas afins, terceiro setor e a sociedade civil. Teremos como referências, além de alguns dos seus protagonistas, o processo de elaboração da versão mais atual do Guia de Alimentação para a População Brasileira, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde.

Quais as atividades pretendidas para 2019?

Articulação com o Ministério da Saúde e com a Organização Panamericana de Saúde (escritório Brasil) para elaboração do Guia Nacional de Atividade Física.
Articulação e escuta qualificada com sociedades científicas e de classes profissionais, grupos de pesquisa e instituições do terceiro setor relacionados com a promoção da atividade física.
Apoio ao Seminário Online da SBAFS sobre Guias Nacionais de Promoção da Atividade Física.
Comunicação aos associados sobre o planejamento, as ações e os resultados alcançados pelo GTPP.