O Habitus Professoral: o Objeto dos Estudos Sobre o Ato de Ensinar na Sala de Aula
Por Marilda da Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 29, 2005. Da página 152 a 163
Resumo
Este artigo objetiva definir o conceito intitulado "habitus professoral", esforço que vem sendo feito desde o fim da década dos anos de 1980, mas que somente no final dos anos de 1990 conseguiu alcançar uma estrutura teórica mais estável. "Habitus professoral" é o caminho teórico-metodológico da construção de um recurso explicativo dos comportamentos de professores, sobretudo, do re-endereçamento do objeto de estudo do ato de ensinar na sala de aula. Os lugares da teoria e da prática na formação e atuação docentes foram simultaneamente analisados, servindo de ferramentas para a formulação do conceito em questão. As idéias de Pierre Bourdieu e Edward Palmer Thompson (habitus e experiência) constituíram o núcleo do referencial teórico desta investigação. Palavras-chave : habitus professoral; ensino em sala de aula.