O Handebol Como Disciplina Curricular na Formação de Professores da ESEFID/UFRGS (1965-2015)
Por Jamile Mezzomo Klanovicz (Autor), Pamela Siqueira Joras (Autor), Silvana Vilodre Goellner (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
O objetivo da pesquisa foi reconstruir a história da disciplina de Handebol na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde sua inserção em 1965 até o ano de 2015. Para esta pesquisa foi utilizado como aporte teórico-metodológico, da História Oral. O foco da pesquisa reside no surgimento da disciplina na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), tentando apreender como ocorreu o envolvimento dos professores que ministraram a disciplina, e a visibilidade que o Handebol adquiriu ao chegar às escolas através dos professores de Educação Física.