Resumo

: O handebol de praia é uma modalidade ainda pouco difundida no Brasil, apesar das conquistas de nossas seleções nacionais em campeonatos mundiais. Este cenário limitado, especialmente em regiões distantes do litoral e das áreas sul e sudeste do país, motivou a criação do projeto de handebol de Praia na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF-UFAM). O projeto visa introduzir e oferecer oportunidades de prática da modalidade através de aulas regulares abertas à comunidade interna e externa da instituição. Objetivo: Descrever o processo de implementação do projeto no contexto da extensão universitária. Desenvolvimento: O projeto começou na universidade com a formação de um grupo de estudos dedicado ao handebol de praia. Adaptamos o espaço disponível construindo traves com canos em uma pequena quadra de areia da instituição. Durante os encontros presenciais e virtuais, inclusive com convidados especialistas da modalidade, planejamos as aulas e desenvolvemos jogos para ensinar a modalidade, utilizando a Pedagogia do Jogo como abordagem de ensino. Após as aulas, realizamos rodas de conversa para avaliar as percepções dos participantes. Periodicamente, nos reunimos com a coordenadora do programa para discutir as atividades e realizar as intervenções necessárias. O registro dessas atividades culminou na elaboração de um caderno de jogos e atividades para a prática. Sugestões: É possível iniciar a prática do handebol de praia com equipamentos simples, como uma quadra de areia, fitas para demarcação e canos para as traves. Utilizar a Pedagogia do Jogo para ensinar a modalidade, através de atividades representativas, pode proporcionar uma aprendizagem significativa e enriquecedora tanto para os participantes quanto para os professores em formação. A ênfase na filosofia do fair play como parte integrante das atividades promove um ambiente de respeito e cooperação, fundamentais para a formação integral dos participantes.

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