O Handebol Masculino e o CEFD/UFSM: Protagonismo e Entrecruzamentos

Por: Antonio Guilherme Schmitz Filho e Diego de Oliveira.

Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenário do CEFD/UFSM.

Send to Kindle


.Resumo

Preliminares

O presente capítulo tem como perspectiva o estabelecimento de elemen- tos determinantes, ocorridos em período histórico dado (de 1969 a 2000). O interesse maior concentra-se no reconhecimento das peculiaridades que envol- veram o desenvolvimento e a evolução da modalidade de handebol, entrecru- zando-a com a criação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 1970, bem como relativizar peculiaridades acadêmicas estruturadas à época, considerando-as como importantes elementos à formação de uma cultura esportiva.

O início da prática do handebol no ambiente escolar, as conquistas esportivas da equipe da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria (ADUFSM) e a criação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) são aspectos preponderantes à revisão do protagonismo e dos entrecru- zamentos que envolveram a evolução do handebol junto ao curso de Educação Física do CEFD/UFSM. Nesse sentido, o capítulo se propõe a apresentar e descrever personagens, bem como particularidades relacionadas à origem do handebol em perspectiva acadêmica.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.