Resumo

O Iluminismo entrou em ação à partir do século XVIII transformando os regimes antigos, assim, contribuindo com a Educação Física no Brasil. Mudando o pensamento com o cuidado do corpo e trazendo benefícios, hábitos higiênicos e educação do corpo que migrou no Brasil. Com objetivo de melhoria na saúde pública desde higiene até a Educação Física como um ensinamento. O método utilizado na pesquisa foram: classificação básica, Natureza qualitativa levantamento bibliográfico. Objetivo, exploratória. Meios de investigação não experimental. Foram encontrados três artigos. Assim, trazendo como resultado da nossa pesquisa sobre, como a Educação Física foi implantada no Brasil. Começando com a igreja católica, e o cuidado do corpo, que estava fora de cogitação, saneamento que não existia, e para eles o objetivo era valorizar o espírito. Com isso, a falta de cuidados básicos, repercutiu em mortes e doenças incuráveis. Segundo estudos feitos, a partir do século XIX, a higienização passou a ser uma peça fundamental, que pretendia buscar novos hábitos e moldar o operário para seu trabalho, criando uma nova mentalidade, e manter uma excelência em seu espaço de trabalho. Um dos temas tratados sobre o movimento eugênico, era a educação higiênica e sanitária. A partir do século XX, foram escritas melhores estratégias da educação do corpo. A proposta pedagógica dos salesianos, diferenciavam de outras instituições, por atenderem um público juvenil. Portanto, eles acreditavam que os jovens seriam os agentes de transformação da sociedade ambiente. O projeto educacional salesiano eram estratégias para educação do corpo para evidenciar de modo que instituição católica atendesse as demandas da modernidade. O exemplo, a ginástica, futebol, ciclismo, trazendo então ao conceito. Relacionando o corpo como uma máquina: limpo, disciplinado e mais produtivo. Sendo assim, instituições salesianas passou a ter como obrigação, espaços para práticas físicas. No Brasil, no início do século XX não havia escolas de formação de educadores físicos. As atividades físicas se popularizaram à partir da intervenção dos médicos higienistas, que saberiam a importância da educação do corpo como um todo, e tinha como obrigação divulgar isso para a população. Conclui-se que o iluminismo através da ciência, com esse novo pensamento, foram inovando com estratégias de incentivo como o projeto salesiano transformando as práticas corporais em brincadeiras e esportes modificando o pensamento da sociedade e melhoria da saúde e evolução dos pensamentos sobre o corpo. Chegando ao Brasil através de médicos higienistas que por consequência do movimento iluminista, o higienismo passou a ser adotado criando a formação de educadores físicos as escolas e começando assim o processo de educação ao corpo para a sociedade.

Referências

AZEVEDO, Fernando de. Da educação physica: o que ela é, o que tem sido e o que deveria ser. São Paulo: Weiszflog Irmãos. 1920.

AZZI R. Os Salesianos no Brasil a luz da história. São Paulo: Salesiano Dom Bosco; 1982.

BIZZO, Nélio M. V. Meninos do Brasil: idéias sobre reprodução, eugenia e cidadania na escola. São Paulo, 1994. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Educação, USP.

KEHL, Renato. Melhoremos e prolonguemos a vida: a valorização eugênica do homem, 1917-1937. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves. 1922.