Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o imaginário social do
aluno de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, tendo
como finalidade realizar um estudo exploratório sobre este imaginário,
identificando seus principais elementos como: expectativas profissionais,
concepções do processo de formação, assim como, descontentamento
quanto ao objeto de estudo entre outros. Para tal, foi realizado levantamento
de dados através de aplicação de questionários estruturados com questões
abertas e fechadas sobre seus dados pessoais e questões relativas à Educação
Física praticada na escola. Participaram da pesquisa 82 acadêmicos de ambos
os sexos distribuídos entre os vários períodos do curso. Com base nos
resultados apresentados, podemos dizer que existe interesse significativo
dos acadêmicos em abraçar a Educação Física Escolar como área de
pretensão profissional, mas que o mercado do fitness evidenciou resultados
expressivos neste quesito, o que vem a confirmar as afirmações de Lovisolo
q u a n d o d i z q u e " a s at iv i d a d e s n ã o - fo rma i s p ro p o rc i o n am ma i o r
reconhecimento profissional e econômico ao professor de Educação Física
e cita como exemplo os treinadores desportivos e os "personal trainers".
Com isto, ratifica-se a idéia de que atualmente os acadêmicos se vêem
atraídos por estas duas grandes áreas: Fitness e a Escola. Para a grande
ma ior i a o ima g iná r io proj e t ado do c u r so de Edu c a ç ão Fí s i c a e s t á
dimensionado de forma realista para os objetivos do mesmo, assim suas
aspirações se aproximam de sua concreta realidade, pois desta forma, o
curso atende às expectativas em termos de formação profissional dos
acadêmicos. Embora não seja maioria, há um grande grupo com outros
objetivos sendo portanto interessante discutir novos caminhos de formação
profissional para contemplar os anseios deste significativo grupo de
acadêmicos que têm seu imaginário distorcido em relação aos objetivos
do curso

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