O Impacto da Ginástica Artistica no Desenvolvimento Motor de Crianças em Fase de Educação Infantil
Por Samanta Garcia de Souza (Autor), Lídia Acyole de Souza Oliveira (Autor), Karine de Almeida Ramos Paulo (Autor), Andressa Moura Costa (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A literatura coloca que a Ginástica é um dos esportes que desempenham papel importante no desenvolvimento de habilidades motoras. Isso porque, seus movimentos são próximos aos encontrados em brincadeiras e nos jogos infantis, e pode favorecer, desde os primeiros anos, a possibilidade de amplas vivências motoras. Objetivo: Neste sentindo, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de um programa de ginástica sobre o desenvolvimento motor de crianças em fase de educação infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, realizado no ano letivo de 2016 (Janeiro/16 a Dezembro/16) em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Goiânia, com crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa está vinculada a um Projeto de Extensão oferecido por um grupo de Estudos e Pesquisa No início das intervenções foram avaliadas 80 crianças, e o programa de ginástica foi concluído por 59. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) (ROSA NETO, 2002), que possibilita identificar a idade motora em habilidades específicas. As aulas de foram elaboradas com base nos movimentos característicos das modalidades gímnicas tais como: rolamentos e variações; parada de mãos; parada de cabeça; estrela; saltos ginásticos; exercícios de flexibilidade; exercícios de equilíbrio; pivots; ondas; movimentos em oito; balanceamentos; circunduções; transferência de peso. Para análise de dados foi utilizado o teste t student, e o valor de significância fixado em 5%. Resultados: Os resultados encontrados estão descritos na tabela 1. Os dados foram comprados a partir dos resultados dos dois grupos, no qual “Grupo 1” representa as crianças avaliadas no início das intervenções (n=80) e “Grupo 2” crianças que concluíram (n=59). Os resultados demonstraram melhores significativas (p<0,05) nas habilidades motricidade fina, global, equilíbrio, e organização temporal bem como da idade motora geral das crianças participantes do programa de ginástica. Não foram encontradas diferenças de Esquema corporal e Organização Espacial, e esse resultado pode estar relacionado com a idade das crianças. Conclusão: Foi possível identificar um impacto positivo da ginástica no desenvolvimento motor de crianças em fase de Educação Infantil. As habilidade que não tiveram melhoria dependem do desenvolvimento cognitivo e fase de maturação infantil, no qual, após o 7 anos observa-se uma melhoria natural.