Resumo

Introdução: A literatura coloca que a Ginástica é um dos esportes que desempenham papel importante no desenvolvimento de habilidades motoras. Isso porque, seus movimentos são próximos aos encontrados em brincadeiras e nos jogos infantis, e pode favorecer, desde os primeiros anos, a possibilidade de amplas vivências motoras. Objetivo: Neste sentindo, o presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de um programa de ginástica sobre o desenvolvimento motor de crianças em fase de educação infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, realizado no ano letivo de 2016 (Janeiro/16 a Dezembro/16) em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Goiânia, com crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa está vinculada a um Projeto de Extensão oferecido por um grupo de Estudos e Pesquisa No início das intervenções foram avaliadas 80 crianças, e o programa de ginástica foi concluído por 59. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) (ROSA NETO, 2002), que possibilita identificar a idade motora em habilidades específicas. As aulas de foram elaboradas com base nos movimentos característicos das modalidades gímnicas tais como: rolamentos e variações; parada de mãos; parada de cabeça; estrela; saltos ginásticos; exercícios de flexibilidade; exercícios de equilíbrio; pivots; ondas; movimentos em oito; balanceamentos; circunduções; transferência de peso. Para análise de dados foi utilizado o teste t student, e o valor de significância fixado em 5%. Resultados: Os resultados encontrados estão descritos na tabela 1. Os dados foram comprados a partir dos resultados dos dois grupos, no qual “Grupo 1” representa as crianças avaliadas no início das intervenções (n=80) e “Grupo 2” crianças que concluíram (n=59). Os resultados demonstraram melhores significativas (p<0,05) nas habilidades motricidade fina, global, equilíbrio, e organização temporal bem como da idade motora geral das crianças participantes do programa de ginástica. Não foram encontradas diferenças de Esquema corporal e Organização Espacial, e esse resultado pode estar relacionado com a idade das crianças. Conclusão: Foi possível identificar um impacto positivo da ginástica no desenvolvimento motor de crianças em fase de Educação Infantil. As habilidade que não tiveram melhoria dependem do desenvolvimento cognitivo e fase de maturação infantil, no qual, após o 7 anos observa-se uma melhoria natural.

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