O Impacto das Aulas de Educação Física no Nível de Atividade Física, Estado de Humor e Qualidade de Vida de Adolescentes Escolares
Por Guilherme de Azambuja Pussieldi (Autor), Franciany de Jesus Silva (Autor), Deyliane Aparecida de Almeida Pereira (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 16, n 2, 2018. Da página 73 a 83
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o efeito de 20 semanas de Educação Física Escolar no nível de atividade física, estado de humor e na qualidade de vida em adolescentes. Participaram do estudo 40 estudantes, com idade média de 16,5±0,6 anos. Aplicou-se os questionários: IPAQ, POMS e o WHOQOL-Bref. Não foram encontradas diferenças no nível de atividade física, no entanto, houve diferenças para o estado de humor das meninas de forma negativa e para ambos os sexos na qualidade de vida, também negativa, ao final do semestre. Observou-se influências negativas nas variáveis da qualidade de vida em ambos os sexos. Conclui-se que as aulas de Educação Física não foram capazes de proporcionar melhoria nos níveis de atividade física e na manutenção do estado de humor nos estudantes do sexo feminino.