Resumo

Este artigo aborda questões-chave dos legados sociais e educacionais dos megaeventos esportivos. A retórica do “legado” dos megaeventos está impressa em todas as licitações apresentadas a diferentes países e cidades para influenciar na decisão de sediar ou não esse tipo de evento. Efeitos visíveis e também intangíveis são freqüentemente citados como parte do “legado” empacotado para convencer os cidadãos anfitriões a aderir aos eventos. Nas últimas décadas, diversos estudos têm questionado a retórica do “legado”, apresentando dados que demonstram que apesar dos resultados positivos implícitos no conceito, esses eventos costumam causar grandes impactos na vida dos países anfitriões por meio de várias dimensões que não podem ser pintadas com um tom “positivo”. Este estudo tem como objetivo analisar os legados educacionais deixados pela Copa do Mundo FIFA 2014 em Porto Alegre, capital do RS. Coletamos dados usando metodologia de observação participante, pesquisas e entrevistas com habitantes de comunidades afetadas pelas obras da Copa. Nossos dados revelam que as vidas de escolas públicas, alunos e famílias na região afetada pelo evento foram severamente afetadas pelas obras da Copa sem que nem o Comitê Organizador Local nem as autoridades locais oferecessem compensação adequada ou plano para aliviar os danos a essas comunidades. Concluímos argumentando que a Copa provocou um impacto educacional negativo em comunidades que já eram socialmente desfavorecidas e que mais necessitavam do bom funcionamento de suas escolas.

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