Resumo

A literatura tem apontado de forma robusta que a natação quando vista como uma modalidade e/ou um programa para crianças, pode resultar em distintos benefícios. No entanto, estes achados parecem ser dependentes das estratégias pedagógicas aplicadas, como por exemplo o brinquedo pode ser visto em alguns estudos, como meio facilitador para aprendizagem motora.  Desta forma, investigações que se concentrem em estudar os efeitos destas estratégias trariam mais luz ao profissional em suas intervenções. Objetivos: investigar a influência dos brinquedos no deslocamento natatório das crianças; comparar os desempenhos para distintas idades e sexos e analisar se os desempenhos serão influenciados pela preferência dos mesmos. Metodologia: utilizada tratou-se como quantitativa e qualitativa de campo e experimental, participaram do experimento 25 crianças de ambos os sexos, entre 6 a 10 anos de idade. As crianças tiveram 2 minutos para realizar as voltas com a finalidade de buscar o brinquedo, ao final de cada tarefa, as crianças responderam duas perguntas individualmente. Estatística: Para as análises dos dados fez-se uso do teste t de Student para comparação entre as condições; teste Mann-Whitney U foi usado para compara o desempenho entre os sexos e o teste Binominal analisou a frequência de respostas sobre a predfer6encia das crianças.