Resumo

O estudo teve como objetivo investigar o impacto do valor de mercado no desempenho esportivo dos clubes ingleses de futebol participantes da segunda divisão da English Football League Championship ao longo das últimas 5 temporadas. A amostra foi composta por 120 clubes de futebol que competiram na English Football League Championship ao longo das últimas cinco temporadas. Os dados foram coletados através do site transfermarkt (http://www.transfermarkt.com) no dia 24/01/2024. Para avaliar a normalidade dos dados, foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk. A diferença entre os valores de mercado dos clubes nas temporadas analisadas foi avaliada por meio do teste Kruskal-Wallis com post hoc Dunn. Além disso, a correlação entre o valor de mercado e o desempenho esportivo dos clubes foi examinada usando a correlação de Spearman. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas entre as temporadas analisadas em termos de valor de mercado dos clubes. No entanto, foram observadas correlações moderadas a fortes entre os valores de mercado dos clubes e a pontuação final em todas as temporadas examinadas. Esses achados sugerem que o valor de mercado dos clubes está associado ao seu desempenho esportivo na English Football League Championship ao longo das últimas 5 temporadas.

Referências

-Coelho, B.C.; Leite, L.B.; Rezende, L.M.T.; Soares, L.L.; Pussieldi, G.A. Relação entre valor de mercado e desempenho esportivo de clubes da série B no campeonato brasileiro de futebol. Revista Brasileira de Futebol. São Paulo. Vol. 14. Num. 2. 2021. p. 115-124.

-Dantas, D.N.C.; Andrade-Souza, V.A. Gestão do futebol no Brasil: correlação entre desempenho esportivo e valor de mercado nos anos 2010-2014. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 8. Num. 2. 2017. p. 56-64.

-Gerhards, J.; Mutz, M. Who wins the championship? Market value and team composition as predictors of success in the top European football leagues. European Societies. Vol. 19. Num. 3. 2017. p. 223-242.

-Leite, L.B.; Soares, L.L.; Rezende, L.M.T.D.; Pussieldi, G.D.A. Valor de Mercado e Desempenho Esportivo de Clubes de Futebol. R Intercon de Ges Desp. Vol. 10. Num. 3. 2020. p. 1-8.

-Lepschy, H.; Wäsche, H.; Woll, A. Success factors in football: an analysis of the German Bundesliga. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 20. Num. 2. 2020. p. 150-164.

-Müller, O.; Simons, A.; Weinmann, M. Beyond crowd judgments: Data-driven estimation of market value in association football. European Journal of Operational Research. Vol. 263. Num. 2. 2017. p. 611-624.

-Pereira, A.G.C.; Júnior, A.C.B.; Kronbauer, C.A.; Abrantes, L.A. Eficiência técnica e desempenho econômico-financeiro dos clubes de futebol brasileiros. Revista Reuna. Vol. 20. Num. 2. 2015. p. 115-138.

-Ribeiro, A.S.; Lima, F. Portuguese football league efficiency and players' wages. Applied Economics Letters. Vol. 19. Num. 6. 2012. p. 599-602.

-Scelles, N.; Khanmoradi, S. Impact of market value, roster size, arrivals and departures on performance in Iranian men’s football. Sustainability. Vol. 15. Num. 13. 2023. p. 10268.

-Schaefer, J.L.; Fagundes, B.J.; Moraes, J.; Nara, E.O.B.; Kothe, J.V. Aplicação de métodos multicritérios para ordenação e comparação da eficiência financeira dos clubes de futebol do campeonato brasileiro de futebol da série A. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Num. 42. 2019. p. 31-43.

-Silva Dantas, M.G.; Boente, D.R. A eficiência financeira e esportiva dos maiores clubes de futebol europeus utilizando a análise envoltória de dados. Revista de Contabilidade e Organizações. Vol. 5. Num. 13. 2011. p. 75-90.

-Silva, R.G.; Saraiva, M.M.; Flôres, F.S. Influência do valor de mercado no futebol: análise das copas do mundo de 2014 e 2018. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde. Vol. 4. Num. 1. 2019.

-Transfermarkt. Valor de mercado. Disponível em: https://www.transfermarkt.com. Acessado em: 24/01/2024.

-Vögele, C. Gerüchteküche Transfermarkt: Ein Vergleich von Online-Berichterstattung und Fandiskussionen über Transfergerüchte im deutschen Profifußball. Journal für Sportkommunikation und Mediensport. Vol. 3. Num. 1. 2018. p. 27-50.

Acessar