O Impacto da Educação Física na Obesidade Entre Crianças da Escola Elementar
Por Sebastião Gobbi (Tradutor), Chad Meyerhoefer (Autor), David Frisvold (Autor), John Cawley (Autor).
Resumo
Em resposta ao aumento dramático na obesidade infantil, os Centers for Disease Control (CDC) *2 e outras organizações têm defendido/recomendado o aumento de tempo que crianças da escola elementar dedicam às aulas de Educação Física (EF). Contudo, pouco é conhecido sobre o efeito da EF no peso corporal das crianças. Este artigo mede tal efeito por meio de instrumentar *3 o número mínimo mandatório de minutos de EF do estado, usando dados do Early Childhood Longitudinal Study, Kindergarten Cohort (ECLS-K) [Estudo Longitudinal da Primeira Infância, Coorte/Grupo Jardim da Infância] entre 1998-2004. Resultados dos modelos de VI*3 indicam que EF reduz o z-score do IMC [Indice de Massa Corporal] e reduz a probabilidade de obesidade no quinto ano. Este efeito é concentrado entre os meninos; nós descobrimos evidência que esta diferença em relação ao sexo é parcialmente atribuída à EF como sendo um complemento de atividade física para os meninos, enquanto que são substitutas para as meninas*4. Isto representa algumas das primeiras evidências de um efeito causal de EF na obesidade juvenil, e assim oferece no mínimo algum suporte para as suposições [fundamentação] por trás das recomendações dos CDC. Não encontramos evidência que o aumento do tempo de EF comprometa o tempo dedicado às disciplinas acadêmicas ou tenha repercussões para os resultados dos testes de desempenho escolar*5. (Artigo no prelo em maio de 2013. Trad. Sebastião Gobbi http://cev.org.br/qq/sebastiao-gobbi/)
Notas do tradutor
*1 Aproximadamente as 5 primeiras séries do ensino fundamental no Brasil (6-7 anos até 10-11 anos).
* 2 Os Centers for Disease Control and Prevention (CDC) são o instituto nacional de saúde pública dos Estados Unidos. Muitas vezes usa-se no singular no sentido de ser uma agência.
* 3 Usa o termo instrumentar e mais a frente modelos de VI (IV models), por usar o método de variáveis instrumentais (VI) que é empregado para estimar relações de causa-efeito quando experimentos com grupo controle não são possíveis.
* 4 Enquanto os meninos têm as aulas de EF como complemento para outras atividades físicas, as meninas substituem outras atividades físicas pelas aulas de EF.
*5 No sentido de não haver repercussões negativas sobre o desempenho escolar.