O Impacto da Tributação na Retenção de Clientes
Por Carlos Henrique Virtuoso da Silva (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
Um dos grandes problemas das entidades desportivas principalmente os clubes e academias estão relacionados a retenção de clientes. Verificamos que para uma boa retenção é necessário que toda a entidade esteja cumprindo seu papel estratégico e como exemplo iremos exemplificar as academias que na maioria das vezes não se preocupam com estratégias empresariais e sofrem com problemas de retenção. Apresentamos uma abordagem de mudança de tributação empresarial deste tipo de empresa, no caso academias, onde na sua maioria são tributadas pelo simples nacional para proporcionar reduções de impostos e indicamos a mudança pelo sistema de tributação do lucro real onde neste caso poderemos oferecer benefícios de participação nos lucros para os profissionais de educação física e demais colaboradores da academia e tais participações poderão ser deduzidas do imposto de renda pessoa jurídica, causando um ganho tributário e motivacional. Neste caso os colaboradores mais motivados proporcionarão aos clientes melhores tratamentos e isto aumentará a retenção da academia. Detalharemos a diferença entre os sistemas tributários e os benefícios proporcionados aos colaboradores sem causar altos impactos financeiros a empresa e em alguns casos as empresas proporcionarão estes benefícios e ainda terão redução de custos empresariais e aumento de sua retenção e aumento de clientela constante.